top of page
Buscar

Carnaval no Brasil


Fevereiro no Brasil geralmente está associado ao Carnaval, um dos eventos mais famosos do meu amado país. Imagens dos trajes coloridos e desfiles nas ruas são reconhecíveis em quase todo o mundo. Talvez tenha ouvido alguma música de Samba ou até mesmo viajado para o Brasil durante o Carnaval e experimentado por si mesmo esta festa fervorosa que dura dias a fio em todo o país. No entanto, poucas pessoas entendem o que o Carnaval realmente é: por que acontece? Quando começou? Como é que um país inteiro para por uma semana para dançar e se divertir? Mesmo eu, que cresci no Brasil, não sabia a resposta para essas perguntas até à minha idade adulta. Na verdade, muitos brasileiros envelhecem sem saber por que passam uma semana por ano usando trajes engraçados e pulando ao som de música alta. Portanto, neste artigo, explicarei um pouco sobre as origens, o motivo e a experiência do Carnaval no Brasil.


A palavra "Carnaval" tem as suas origens na língua latina. "Carne Vale", significa "adeus à carne". Isso porque o Carnaval se originou como um festival que ocorria 3 ou 4 dias antes de um período de abstinência religiosa de carne e sexo, que os católicos chamam de "Quaresma" em português, ou "Lent" em inglês. Durante este tempo, as pessoas organizavam festas e banquetes enormes como forma de consolo para o período de abstinência que se aproximava. Versões desse evento podem ser rastreadas até os tempos babilônicos e geralmente aconteciam também como uma celebração do final do inverno no hemisfério norte. Por isso, muitos países europeus têm suas próprias versões do Carnaval, sendo o mais famoso entre eles o Carnaval de Veneza, do qual grande parte da estética moderna desse evento foi emprestada.

O Carnaval foi trazido para o Brasil inicialmente pelos colonizadores portugueses sob o nome de "Entrudo", que significa uma "entrada" no período da Quaresma. Assim como tudo o mais que foi trazido para o Brasil, o Carnaval se misturou com todas as diferentes tradições culturais dos povos que habitavam a terra, como os nativos do Brasil e os descendentes africanos que foram trazidos como escravos. Este último grupo contribuiu com o elemento mais icônico do Carnaval brasileiro, a música e a dança do Samba. Embora o Carnaval pareça e soe diferente, dependendo da região do Brasil que você visita, a versão mais internacionalmente famosa é aquela que acontece no Rio de Janeiro. No Rio, o Carnaval é toda sobre a competição das escolas de Samba, cada uma representando um bairro diferente da cidade. Essas escolas passam o ano inteiro elaborando canções, decorando carros e coreografando danças que serão mostradas durante um belo desfile na Avenida Marquês de Sapucaí.


Ainda resta uma pergunta: Por que os brasileiros dedicam uma semana inteira do ano para festejar, mesmo que a maioria deles não se abstenha de carne e sexo durante a Quaresma? Isso é muito simples. Nós amamos música, dança e festas. Isso nos liberta, e nós aproveitamos qualquer chance para o fazer, a qualquer momento.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page