top of page
Buscar

Janeiro Branco: O cuidado com a saúde mental de janeiro a janeiro


O começo de um ano! Janeiro é um mês no qual muitos de nós refletem sobre a vida, estabelecem novos objetivos e projetam mudanças. Em janeiro, as pessoas têm a sensação de um recomeço, recomeço de muitos planos e de um novo estilo de vida. Aliado a tudo isto, as pessoas começam o ano a pensar também na sua saúde mental. É comum experienciar alguma melancolia ou angústia durante a passagem do ano, sendo que durante o mês de janeiro, muitas pessoas ainda poderão sentir-se fragilizadas. Assim, este é o momento ideal para procurar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. O mês de janeiro foi escolhido para a campanha Janeiro Branco, que pretende sensibilizar a população para o cuidado com a saúde mental desde o início do ano. Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual a pessoa consegue desempenhar as suas competências, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.


A campanha Janeiro Branco sugere que, neste início de ano, todos tomemos algumas medidas em prol de nossa saúde mental:

  1. Refletir: com a chegada do ano novo, será que está pronto para se tornar uma nova pessoa? Então, aproveite o momento de reflexão para pensar no que pode mudar na sua vida para ser mais feliz.

  2. Aceitar os ciclos: assim como os anos que iniciam e acabam, a vida também é feita de ciclos. Portanto, entenda que, se estiver num mau momento, ele vai passar. E uma próxima etapa, de reconstrução e alegrias chegará. Então aproveite para se preparar para o próximo ciclo que vai começar!

  3. Preparar para agir: o hábito de meditar e refletir sobre o que está a acontecer é essencial para conquistar o estado mental que deseja. Sendo assim, o que pode fazer, que pensamentos pode ter, que possam levá-lo a ter uma vida mais saudável e feliz?

  4. Não precisa de fazer tudo sozinho. Um dos objetivos do Janeiro Branco é desmistificar o acompanhamento psicológico como ferramenta de cuidado e manutenção de uma boa saúde mental. Avaliar as suas capacidades inclui procurar ajuda profissional adequada para cuidar de si.


Que este janeiro seja o início de muitas mudanças positivas na sua vida.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page