top of page
Search

Terapia EMDR - O que é?

A sigla EMDR, significa Eye Movement Desensitisation and Reprocessing, ou seja, dessensibilização e reprocessamento de memórias/experiências traumáticas.


Foi desenvolvida por Francine Shapiro (Ph.D.) nos Estados Unidos, em 1987. É uma terapia relativamente nova que se tem vindo a desenvolver sobretudo nos últimos 10 anos. Baseia-se nos estudos da neurociência e é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendada pela Associação Americana de Psicologia (APA) como um dos métodos mais aconselhados para o tratamento da Perturbação de Pós-Stress Traumático.


A terapia EMDR caracteriza-se por ser uma intervenção breve e focalizada no reprocessamento e dessensibilização de memórias passadas relacionadas com o trauma emocional e/ou com a ansiedade extrema.


O que é um trauma?

Nas nossas vidas, acontecem situações para as quais não temos recursos psicológicos suficientes para lidar com elas. Essa falta de recursos psicológicos pode existir por diversos motivos:

  1. Porque éramos muito jovens e ainda não tínhamos construído recursos para lidar com adversidades;

  2. Porque não estávamos em condições de conseguir processar os eventos que aconteceram;

  3. Porque o evento foi muito intenso ou aconteceu de forma inesperada (mortes, términos abruptos de relacionamento, catástrofes naturais, etc.).





Assim, podem surgir memórias ligadas a essas situações que não foram processadas devidamente. Elas ficam isoladas e não se conseguem juntar às restantes memórias de forma adequada ou adaptativa.

Além do tratamento da Perturbação de Pós-Stress Traumático, a terapia EMDR é indicada para o tratamento de perturbações depressivas, de ansiedade, de pânico, compulsões, dor, luto, medos e fobias, entre outros.



Como funciona uma sessão de EMDR?


Em algum momento da terapia, chegará o momento de iniciar uma típica sessão de EMDR, podendo essa parecer estranha a alguém que a tenta pela primeira vez.

Durante uma sessão, é pedido ao paciente para acompanhar com os olhos, descrevendo linhas retas, os movimentos que o/a terapeuta faça no ar com os dedos em direções opostas. Ao mesmo tempo, o/a paciente deverá focar uma pré-determinada memória traumática anteriormente abordada. Este deverá estar muito atento às suas sensações corporais conectadas com o evento traumático e que poderão surgir num qualquer momento, enquanto o olhar percorre o seu campo visual.

A estimulação bilateral (assim chamada por ser feita dos dois lados do corpo) também pode ser tátil (leve toque nos joelhos, por exemplo) ou sonora. Esta estimulação permite ao paciente permanecer focado no momento presente, enquanto tem acesso a memórias traumáticas que podem ser dolorosas.





Qual é o efeito?



Ao promover o reprocessamento das experiências emocionalmente traumáticas reforça-se o processamento das experiências de forma adaptativa: recordar a memória, sem o efeito perturbador. Segundo a Associação EMDR-Portugal, "o processamento natural da informação é reposto e após a aplicação de EMDR, a percepção psicossensorial já não se manifesta como antes quando o acontecimento traumático é trazido à mente. As memórias ainda são recordadas mas o efeito perturbador desaparece.


O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores".



A terapia EMDR não se restringe à estimulação bilateral, sendo uma terapia completa, respeitando as características de cada pessoa e levando em conta história de vida, singularidades e recursos psicológicos, familiares e sociais disponíveis do paciente.



Conclusão:


Com a intervenção terapêutica a pessoa consegue ter uma sensação de maior distanciamento da memória traumática e consegue reunir recursos para reavaliar a experiência. É criada uma ligação adaptativa entre o passado, presente e futuro, gerando um sentimento de coesão e adaptação à vida.



Fique atento às novidades que em breve chegarão à Mental Health Clinic Isabel Henriques ;)


Desejamos-lhe um excelente dia.



82 views0 comments
bottom of page