Nos dias de hoje as crianças são submetidos a cada vez mais estímulos, que vêm de todo o lado: da exigência da vida escolar, da tecnologia que os rodeia, das atividades extracurriculares em que participam, e do seu dia-a-dia em casa com a restante família. Exigimos cada vez mais das crianças e da sua atenção o que ativa o seu lado mais energético e curioso. Obviamente tudo isto tem impacto na vida dos pais, que podem não conseguir acompanhá-las. Mas o que podemos fazer para ajudar as nossas crianças a focar a sua atenção numa atividade sem rapidamente se cansarem e mudarem o foco para outro estímulo? Praticar mindfulness!
Mindfulness é a prática de atenção e foco no momento presente, é estarmos conscientes do que está a acontecer no aqui e agora, e sermos capazes de nos concentrarmos nisso mesmo. A prática regular de exercícios mindfulness ajuda-nos a termos um melhor conhecimento de nós mesmos, do nosso corpo, das nossas emoções e de como as podemos gerir. Além disso, diminui a ansiedade e melhora a nossa memória e concentração. Estes efeitos são vistos tanto em adultos como em crianças, mas dependendo da idade o tipo de exercício vai diferindo.
Antes de começar a praticar mindfulness com o seu filho faça-o sozinho para perceber qual é a experiência de participar numa meditação guiada. Reflita sobre quais as dificuldades que sentiu e sobre aquilo que gostou mais ou não. É importante que faça este exercício pois mais tarde será você quem vai guiar a meditação com a sua família e assim já tem mais compreensão sobre o assunto e tem um exemplo que poderá seguir.
Quando já estiver mais familiarizado com a prática de mindfulness poderá realizar as seguintes atividades:
Do primeiro ano de idade até aos 3 - Durante os passeios que faz com o seu filho vá falando sobre o que está a ver e a ouvir. Descreva o que está à sua volta, fale sobre as árvores, ouça o vento, fique em silêncio e observe os pássaros.
Se tiver um dia de chuva pode sempre ficar em casa e focar-se numa atividade com um brinquedo. Observe e fale sobre as cores que tem, veja e sinta o formato do brinquedo com o seu filho, tente ouvir os sons que o brinquedo pode fazer. Pratique este exercício durante mais ou menos 10 minutos.
Dos 3 até aos 7 - Alguns exercícios de mindfulness também são divertidos para fazer com toda a família. Durante uma refeição, diga ao seu filho que vão jogar um jogo e que são todos extraterrestres, que não conhecem aquele planeta nem aquele prato de comida que está à vossa frente, e que por isso vão analisá-lo. Que alimentos são aqueles? A que é que cheiram? Qual a consistência? Que sabores tem? Este exercício ajuda na concentração no processo de comer e pode ajudar também a estabelecer regras à mesa direcionando a criança para o prato e para a comida. Para as crianças mais novas é uma atividade que pode também ser útil para expandir o vocabulário.
Acima dos 7 anos - Nesta idade pode realizar um exercício de respiração onde o objetivo é concentrar-se no ar a entrar e sair e perceber quais os movimentos que o corpo faz ao respirarmos, tudo isto a um ritmo bastante calmo. Pode contar até cinco ao inspirar, depois conter a respiração por dois segundos e expirar por mais cinco segundos.
É importante explicarmos à criança que é normal que o nosso pensamento se desvie daquilo que estamos a fazer mas que devemos reconhecer quando tal acontece, ser carinhosos connosco mesmos (aceitando e admitindo que é algo normal) e voltar a tentar focara nossa atenção na respiração.
Para as crianças que sofrem de ansiedade - pode realizar a mesma atividade mas com o brinquedo que faz bolas de sabão, isto vai ajudar a trabalhar o ritmo de respiração e a concentração enquanto observam as bolhas, as suas formas e cores, para onde e como voam.
Se quiser saber mais sobre a prática de mindfulness pode consultar as nossas redes sociais ou contactar-nos. Sempre que possível faca um exercício de mindfulness com o seu filho ou família, vai ver que as vossas vidas e relações vão melhorar!
Comments